sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lides imperdíveis: o humorista em seu apartamento

O comediante Fernando Caruso é um astro em evidência. E bastante atribulado. É o que transparece na repotagem feita por Carlos Albuqerque, para o Segundo Caderno do jornal O Globo, do dia 29 de outubro: "Um nerd com superpoderes: Com três peças em cartaz, o comediante Fernando Caruso, 31 anos, ainda arruma tempo para cantar, dar aulas e comandar um programa de TV". O que levou o lide a brilhar aqui nesta seção de melhores começos de reportagens é a perfeita descrição do ambiente no qual aconteceu a entrevista - o apartamento de Caruso.

Com graça e sensibilidade, o jornalista enriqueceu o perfil do humorista auto-declarado nerd apenas narrando os objetos ao redor. Leia e imagine apenas se a entrevista tivesse sido feita por telefone - o jornalista na redação e o humorista do outro lado da linha. Com certeza não ficaria tão boa. Ou seja, a entrevista que mais rende ainda é aquela feita frente a frente com o entrevistado.

Mas vamos ao lide...

Se o apartamento de Fernando Caruso falasse, ele nem precisaria dizer que o comediante - uma das estrelas do espetáculo "Z.É.(Zenas Emprovisadas)", em cartaz no Oi Casa Grande - é um nerd. Os sinais estão por toda parte. O pôster dos Simpsons no corredor. O copo do Capitão América em cima da mesa. A caixa de DVDs de "Lost" na sala, ao lado da televisão, protegida pela máscara das Tropas Imperiais, de "Guerra nas Estrelas". As pilhas de quadrinhos no quarto, muitos deles adquiridos recentemente, após uma visita à convenção Comic-Con, realizada em San Diego, nos Estadsos Unidos. Mas, curiosamente, até onde a visão sem raios X permite observar, não há sinal de "The Big Band Theory", o seriado adorado por todo mundo que tem a Força.
- Parece uma contradição, mas eu não gosto de "The Big Bag Theory". Não acredito naqueles personagens. Como, para mim, esse é um universo muito próximo, consigo ver que eles estão fingindo - diz Caruso - Acho fake, não vejo graça. Eu sou nerd, eles não são nerds. Acho que só o Sheldon, que é um pouquinho atrofia social mesmo, me convence. O resto é muito caricato.
     Mas que fique claro: apesar de beber com o Capitão América, o Homem-Aranha é o prsonagem favorito de Caruso.

2 comentários:

Jorge Ramiro disse...


Eu fui ver o show e causou-me muita graça. É divertido rir sem parar. Eu recomendo a todas as pessoas que gostam de uma boa comédia,o humorista em seu apartamento de Fernando Caruso.

Rogério Martins disse...

Obrigado pelo comentário, Jorge. Abraço.