domingo, 8 de janeiro de 2012

"História do futebol carioca" - golaço da Globo

Ouvi dizer que há um movimento no Rio de Janeiro para que haja alguma alteração na tabela da Copa do Mundo com relação às partidas do Brasil. Como se sabe, a seleção brasileira só jogará no Maracanã (ou seja, no Rio) se nosso time conseguir chegar à final. Bem, levando em consideração que no último ranking da FIFA a seleção brasileira não ficou nem entre as cinco melhores; e com este futebolzinho pífio que o time de Mano Menezes vem se apresentando, não é de se estranhar a cobrança...

Imagine uma Copa do Mundo sem nenhum jogo da seleção no Maracanã. Sim, há ainda hoje uma grande mítica envolvendo o estádio já chamado "maior do mundo" (atualmente um enorme canteiro de obras que em nada lembra sua opulência de outrora). O Maraca foi palco de inúmeras histórias que até hoje são lembradas por fãs de futebol do Rio e de outros estados. O que poucos se lembram é que bem antes de sua construção, em 1950, o futebol carioca já rendera grandes "causos" que até hoje são lembrados. Alguns destes momentos puderam ser lembrados em uma série de pequenos filmes exibidos pela Globo na primeira semana do ano.

Uma bela jogada, pois em janeiro, com os times em férias, repórteres esportivos têm que tirar leite de pedra para conseguir notícias relevantes. (Vejamos: nos últimos dias as "grandes manchetes" relacionadas ao futebol carioca foram a patética encrenca envolvendo Adriano e as periguetes na Barra da Tijuca e o vai-não-vai de Wagner Love para o Flamengo...). O Globo Esporte, então, brindou os espectadores fieis com a ótima série "História do Futebol Carioca". Não resisto ao trocadilho: a ideia é ótima e a série...um gol de placa.

De terça à sábado, os pequenos filmes foram ao ar com com reportagens dramatizadas de histórias reais envolvendo os quatro grandes clubes cariocas: Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e o...Mangueira (quem?) - time sem nenhuma relação com a famosa escola de samba, e que ficou marcado por tomar a maior goleada da história do futebol carioca: 24 a 0, para o Botafogo, em 1909. Há ainda episódios sobre o campeonato que o Vasco ganhou e ficou famoso por ser o primeiro grande clube a admitir negros como jogadores; o primeiro Fla X Flu da história (ganho pelo Fluminense), O título que deu ao Flamengo o campeonato carioca de 1944, com um gol do argentino Valido, contratado apenas para os jogos finais, que entrara em campo na finalíssima gripado e ainda assim fez o gol da vitória; além da irresistível história do folclórico e supersticioso presidente do Botafogo, Carlito Rocha, que "adotou" como mascote do clube o cãozinho vira-lata Biriba, após este ter invadido o campo de uma partida do Botafogo.

São histórias e deliciosas de uma era mais româtica do futebol carioca, filmadas dom brilho e com a narração do ator Paulo Goulart. Quem perdeu, e gosta de futebol, não deve deixar de conferir.

Nenhum comentário: